Caruaru

Resolução aprovada na Executiva do PT Caruaru em 27 de dezembro 2021

Resolução aprovada por unanimidade na Executiva do PT Caruaru em 27 de dezembro 2021

ícone relógio30/12/2021 às 01:49:18- atualizado em  
Resolução aprovada na Executiva do PT Caruaru em 27 de dezembro 2021

Resolução do Partido dos Trabalhadores Caruaru
Comissão Executiva Municipal
Caruaru, 27 de dezembro de 2021

 

1. O mundo e, em especial, a América Latina tem respirado ares libertários, enterrando projetos liberais, da extrema-direita e trazendo à tona modelos de gestão “gerencial” que esgotam as economias e retiram direitos da classe trabalhadora tidas como “única solução para crises econômicas”. As vitórias no México, Argentina, Bolívia e do Chile nos enchem de esperança para que 2022 seja um ano em que o mundo olhará para o Brasil, e nossa crise política, com a certeza de um único protagonista: Luiz Inácio Lula da Silva.

2. No Brasil o desmonte acontece de tudo quanto é lado e tudo isso com a marca do genocida, Jair Messias Bolsonaro. Um presidente que será marcado pela omissão ao povo que tem morrido nos hospitais graças a uma política que, no início perdeu tempo na compra das vacinas, por negociar propina e por propor remédios sem eficácia contra a doença, por promover aglomerações sem o uso de máscara e agora vai buscando impedir com que crianças de 5 aos 11 anos tenham acesso à vacinação. Hoje passamos de 618 mil brasileiros e brasileiras mortos sem nenhuma manifestação de solidariedade aos familiares ou visita aos hospitais por parte do presidente Bolsonaro, demostrando sua face desumana diante de tantas perdas. Em Caruaru 662 pessoas morreram por conta do Covid-19, entre estes lamentamos a perda de Ana Melo (pré-candidata a vereadora pelo PT) e o advogado e dirigente do nosso partido, Pedro Rômulo. Em nome deles nosso profundo pesar às famílias, amigos e companheiros partidários. As suas histórias de vida e luta serão honradas por todos e todas deste partido.

3. Em sua campanha, o atual presidente falou que salvaria a economia, a educação, a saúde e a segurança pública: Todas áreas justamente destruídas nos últimos 3 anos. Aparentemente as preocupações de Bolsonaro são com os arranjos econômicos dos grupos que têm potencial de financiamento para sua futura candidatura e de seus filhos, tais como o setor do agronegócio, da indústria armamentista, da mineração e do setor energético, em especial, petróleo e gás com o desmonte e venda, a preço de banana, de partes, da Petrobrás. Nestes 3 anos de (des)governo, nada estruturador! Nenhum plano econômico ou social foi apresentado, apenas guerras de narrativas para manter uma tensão política alimentando o “eles contra nós”. O povo pobre tem fome, a miséria absoluta passa dos 15% da população (pessoas vivendo com menos de R$ 8,20 por dia) e nunca foi tão importante lutar para que a atual situação mude. Mais de 100 pedidos de impeachment foram apresentados e os presidentes, antes, Rodrigo Maia, e agora, Arthur Lira, ambos se negaram a colocar os processos de impeachment para apreciação da Câmara, diminuindo o valor democrático da casa, tendo em vista que os pedidos de impeachment são um desejo de grande parcela da população que foi às ruas, por várias vezes este ano. Destaca-se aí Caruaru que realizou 5 manifestações pelo “Fora Bolsonaro”, todas com a participação direta do PT Caruaru em suas coordenações políticas através da Frente Brasil Popular.

4. O Partido dos Trabalhadores em Caruaru tem se configurado como o único partido orgânico do município, com Sede, Direção Eleita pelos filiados, com CNPJ próprio, ativo e com reuniões ordinárias registrando a participação de seus dirigentes como há muito não se via. Tal atividade traz a responsabilidade de sermos o partido de esquerda que se torna referência na cidade e região do Agreste Central pernambucano. Que tais aspectos positivos sirvam de estímulo para que outras organizações e mesmo diretórios do PT espalhados pelo país possam também se preparar para o desafio que está por vir.


5. Neste ano, atípico por conta da pandemia, praticamente retomamos as atividades presenciais na Casa do PT Caruaru a partir de junho. Mesmo assim é possível afirmar que temos um balanço muito positivo. Desde a aprovação da prestação de contas de 2020 por unanimidade, fato histórico uma prestação de contas no PT Caruaru. Além disso, o PT Nacional, através da liderança da Presidenta Gleisi Hoffmann, tem sido a nossa referência para organizar nossas ações, entre elas as atividades, já citadas, como as passeatas e manifestações pelo “Fora Bolsonaro”, a campanha PT Solidário, arrecadando mais de meia tonelada de alimentos, onde contamos com o apoio do MST, a participação no programa nacional de formação política “Nova Primavera” conduzido brilhantemente, aqui no estado de Pernambuco, pelo Secretário de Formação Pedro Alcântara, onde realizamos uma das maiores plenárias de formação, no modelo híbrido, com 13 municípios e mais de 120 companheiros e companheiras na etapa regional do Agreste, além de que, em Caruaru, pelo desdobramento das ações de formação, criamos 3 Núcleos de Formação Política (NFP) com os princípios de Estudo, Vivência e Luta, que são eles: Juventude, LGBTQIA+ e Direitos Urbanos.  Também participamos, com o presidente Leo Bulhões, representando o PT Caruaru, da visita do Presidente Lula, do município de Moreno, no assentamento do MST, por convite do movimento através do vice-presidente Edilson Barbosa. Fundamos o PT Mirim para organizar as crianças de 7 a 15 anos, que de alguma forma frequentam as ações do PT Caruaru e com eles realizamos a ação do “Dia das Crianças” na Comunidade da Portelinha com mais de 100 crianças. Além disso tudo realizamos algumas edições do nosso “Brechó Solidário”, onde arrecadamos diversas peças de roupas e vendemos algumas a preços populares e outras peças fizemos doações. Realizamos uma ação de “Acolhida” aos novos/as filiados/as, criamos o Site do PT Caruaru com o endereço www.caruaru.pe.pt.org.br  em diálogo com a Secretaria Nacional de Comunicação do partido, recebemos por diversas vezes, ela que é a deputada do PT em Caruaru, companheira Teresa Leitão, líder do PT na Assembléia Legislativa de Pernambuco, além da companheira e Deputada Federal Marília Arraes. Criamos o Programa de Serviços, Produtos e Relações de Apoio – PROSPERA, para criar uma rede de comunicação e colaboração entre petistas, realizamos o sonho de montar o nosso Podcast do PT Caruaru, ampliando nossa comunicação que já contava com página, contas no Facebook, Youtube e Instagram e estamos produzindo com a direção da jornalista Stephanie Sá o programa “Papo de Militante” e a colaboração de vários filiados e filiadas, e por fim, realizamos a nossa confraternização de fim de ano na Casa do PT. Nunca antes o PT esteve tão vivo e presente na vida de seus filiados e filiadas.

6. A comissão executiva municipal será, a partir de janeiro, a coordenação da campanha Lula Presidente em Caruaru e terá como sede a Casa do PT Caruaru para realização de ações de campanha e reuniões da coordenação. Para além disso, promover que filiados e filiadas construam “Comitês Populares” por Lula Presidente em toda cidade.

7. Em 2022, por conta das importantes campanhas majoritárias para governo, senado e presidência e das proporcionais para Alepe e Câmara Federal realizaremos apenas 3 reuniões agendadas do Diretório Municipal Caruaru com indicativos de data 10 de fevereiro, 6 de junho e 7 de novembro. Além disso o indicativo de evento envolvendo as direções partidárias da região Agreste Central para o dia 30 de abril pelos 42 anos do PT.

8. Ainda no planejamento, realizaremos o recadastramento de filiados e filiadas nos meses de março, abril e maio. Onde membros do PT devem atualizar os cadastros e aqueles cadastros que não possuírem conjuntamente três informações que permitam o contato da direção com o filiado, que são: endereço, e-mail e telefone, serão ao final deste período desligados por entendimento de que não é possível registrar filiações sem pelo menos um desses dados e há, nestes casos, impossibilidade de contato entre a direção e a pessoa que fez uma filiação sem informar nenhum contato. E também estaremos lançando a campanha da Juventude do PT Caruaru, do “Meu Primeiro Voto”, que terá até o dia 4 de maio para filiar jovens que completam 16 anos até o dia 2 de outubro.

9. Esta Comissão Executiva Municipal do PT Caruaru registra que espera da Direção Regional do PT respostas aos comunicados relativos aos pedidos de informação sobre modificação unilateral no GTE conjunto PT PE e PT Caruaru, além do ofício solicitando informações detalhadas sobre os critérios para os repasses de dinheiro às campanhas proporcionais das candidaturas à Câmara Municipal e os valores que foram depositados em cada uma das contas de cada candidato e candidata, garantindo a necessária transparência e respeito ao diretório democraticamente constituído. E reiteramos que, em Caruaru, a Secretaria de Organização funciona plenamente e que nós temos respeitado os processos internos de filiação partidária, temos cumprido rigorosamente com os prazos do sistema e que, um caso em especial não foi cumprido onde, de alguma forma, ainda não explicada, descumprindo o tempo padrão do sistema, um nome que já havia escrito de próprio punho que não se filiaria foi, de forma interventora e grave, incluído no sistema e que no mesmo dia foi retirado por não cumprir os prazos deste mesmo sistema. A atual direção inclusive encaminhou oficio ao DR pedindo esclarecimentos e informando que em se repetindo iremos tomar o caminho legal para impedir que casos assim se repitam.

10. Registramos ainda que muitos serão os desafios no ano que vem, mas acreditamos na força do nosso partido registrando que em nossa região várias pré-candidaturas têm se apresentado para o cenário de disputa por vagas na Assembleia Legislativa, sendo elas dos companheiros Daniel Finizola (ex-vereador) e Wagner Vaqueiro, além da companheira Rosa Amorim. Não menos importante é preciso que o PT eleja uma boa quantidade de deputados e deputadas federais para dar suporte a um possível governo Lula.

11. Este foi um ano difícil, mas 2022 será um ano de esperança e O PT, o “Partido da Esperança” deseja a todos e todas um ótimo natal e um ano novo com muitas vitórias para nossa classe trabalhadora.

EXECUTIVA MUNICIPAL DO PT CARUARU